Realizei o programa “Trânsito mais Civilizado” para orientar as pessoas sobre o uso seguro da faixa de pedestre e a importância da construção de um trânsito mais seguro. Através da campanha educativa “A Rua é de Todos”, conscientizamos os motoristas, motociclistas e ciclistas sobre a preferência do pedestre. A vida é o bem mais importante e a segurança das pessoas não pode estar sob risco nas ruas da nossa cidade.
Sou um defensor dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais. Como vereador fui autor do projeto que determinou que a Prefeitura oferecesse educação especial para portadores da síndrome do autismo. Por meio de emendas parlamentares, encaminhei recursos a instituições que desenvolvem trabalhos de atendimento às pessoas com deficiência, desenvolvi projetos para o melhor atendimento de cadeirantes e possibilitei que aulas de capoeira fossem disponibilizadas a pessoas com necessidades especiais.
Como vereador não abro mão de fiscalizar os atos do Poder Executivo, defendendo os direitos da população e a moralidade administrativa. Lutei contra o aumento do IPTU e combato à “indústria da multa”, que insiste em ser restabelecida de tempos em tempos. Fui o único vereador a atuar com firmeza contra o emprego de familiares na administração pública e sou radicalmente contra ao excesso de cargos comissionados no serviço público. A porta de entrada deve ser o concurso.
Propus o Programa Espaço Infantil Noturno, de Atendimento Primeira Infância. O programa dá suporte aos responsáveis por crianças que necessitem de apoio no horário noturno, enquanto eles trabalham ou estudam. O espaço infantil funciona no horário, das 17h às 23h, e atende crianças, de 6 meses a 5 anos e 11 meses incompletos, com atividades lúdicas e os cuidados adequados a cada idade. Fui derrotado no plenário, mas faço desse assunto pauta para um novo mandato.
Defensor dos direitos da população, durante minha gestão como presidente da Câmara consegui realizar a transferência da sede do PROCON para o prédio da Câmara para dar mais poder ao órgão para a aplicação do Código de Defesa do Consumidor na cidade.
Aposentadoria não é favor. É um direito que o trabalhador compra, ao longo de décadas de contribuição. Na minha atuação como parlamentar sou defensor dos servidores públicos estaduais aposentados, que não têm o devido reconhecimento por parte do governo do Estado.
Com muita luta, criei a Escola de Vereadores ou o “Centro de Aperfeiçoamento Parlamentar” para que os vereadores pudessem se qualificar e ter melhores condições para exercer seus mandatos. Nela realizamos eventos e atividades junto a universidades, centro de ensino e pesquisa e órgãos da administração em geral para oferecer suporte técnico durante o exercício das atribuições legais do mandato.
Para aproximar a Câmara Municipal dos cidadãos implantei a TV Câmara, que passou a realizar a transmissão direta das sessões plenárias permitindo que o povo pudesse ter acesso aos debates de projetos de interesse público.
Implantei quando presidente da Câmara Municipal a Tribuna Livre para dar voz ao povo e estimular o debate político. No seu início, era um espaço aberto para a população como um todo interagir com o poder público. Mas, infelizmente, hoje o uso da Tribuna Livre está restrito a representantes formais de associações, órgãos de classe e entidades. Precisamos restabelecer o direito ao povo opinar e desburocratizar a tribuna.
Sou autor da Lei Municipal que instituiu de forma inovadora o incentivo fiscal a projetos culturais em São Carlos. Quero promover o livre acesso da população a fontes de cultura, como Teatro, Dança, Cinema, Música, Literatura, Artes Plásticas e outros. Agora mais do que nunca nossos artistas locais precisam de ajudam neste momento pós-pandemia.